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Ghost kitchen: vantagens para o setor de food service pós Covid-19

4 meses atrás
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por Scuadra
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ghost kitchen
Scuadra
Escrito por Scuadra

O impacto que a pandemia de COVID-19 teve na economia global é algo que ainda vai repercutir por um longo tempo. As restrições de horários de funcionamento para bares e restaurantes ainda persistem e a recuperação do setor será lenta. Neste cenário, a ghost kitchen é um modelo de negócio bastante vantajoso e que pode sim, regenerar o setor de food service.

De acordo com pesquisas realizadas em abril de 2020 pela Food Consulting, parceira do Sebrae, os dados apurados não foram positivos. Assim, estimativas mostram que 20% dos estabelecimentos já fecharam em definitivo e até 30% dos estabelecimentos podem não suportar os próximos meses, gerando um grande impacto no segmento.

No entanto, há esperança, mesmo em meio a esse quadro caótico. Um novo modelo de negócios pode ser a resposta para restaurantes que começam a usar a entrega como um método para atender seus clientes.

Ghost kitchen, também chamada de dark kitchen ou cloud kitchen, está remodelando a dinâmica dos restaurantes pós-COVID-19? Vamos ver.

O que é ghost kitchen

Ghost kitchen é um espaço usado para produzir alimentos, especificamente para pedidos e entregas online. O conceito de ghost kitchen difere de uma entrega de restaurante tradicional em muitos aspectos. Vejamos:

  • Não tem um espaço físico para acomodar os clientes;
  • Pode consistir em um restaurante ou grupo de marcas de alimentos que compartilham o mesmo espaço locado;
  • Funciona como unidade de produção com espaço para preparação de alimentos;
  • São instalações equipadas com recursos modernos de tecnologia;
  • É direcionada para o delivery e conta com integrações de terceiros, pedidos online feitos por telefone, site, aplicativo ou, ainda mais acessível, pedido de delivery por whatsapp;
  • Não exige funcionários de atendimento. Apenas chefs e responsáveis pela embalagem dos alimentos e liberação dos pedidos;
  • Compartilha o espaço da cozinha, bem como os custos de mão de obra e equipamentos.

Ghost kitchen é uma tendência

Ghost kitchens ou dark kitchens estão se tornando populares simplesmente porque o delivery de comida está explodindo. 

Para explicar melhor, as ghost kitchens são uma aposta de que o futuro da comida está no delivery. E como muitos restaurantes perdem dinheiro ao usar aplicativos de entrega, este modelo de negócio parece ser uma tentativa de corrigir o problema. 

Ghost kitchen pós pandemia

Considerando as condições adversas pós COVID-19, o setor de food service está em uma posição pior do que nunca. Especialmente para restaurantes finos e franquias, o conceito de ghost kitchen ou cloud kitchen traz aos operadores de restaurantes soluções de pedidos online com economia de custos.

As ghost kitchens que os donos de restaurantes convencionais costumavam se distanciar estão funcionando como uma fonte de inspiração, oferecendo uma chave para sobreviver neste período difícil. 

Quer seja um restaurante fino, fast food ou cafeteria, todos podem se beneficiar da utilização das tecnologias digitais que estão na base das ghost kitchens. 

Recentemente, o Burguer King Brasil abriu a primeira ghost kitchen das redes Burger King e Popeyes no mundo.

“O delivery no Brasil é um segmento em plena expansão e o modelo de atuação ‘ghost kitchen’ é uma tendência global, sabemos que os negócios avançam rumo a esse caminho”, afirmou Miranda. “Este formato pode complementar a nossa estratégia de expansão no país.” (Fonte: Forbes)

Vantagens

Custos mais baixos

Por natureza, ghost kitchen opera em um espaço físico menor e não requer tantas pessoas na operação. A ausência de funcionários no atendimento ao cliente significa menores custos operacionais e um espaço menor significa menores custos de aluguel.

Essa grande economia de custos dá às dark kitchens alguma flexibilidade financeira para operar e se adaptar às circunstâncias em mudança do COVID-19, como a redução da receita.

Escalabilidade

Ghost kitchen pode ser facilmente expandida geograficamente, sem investir em imóveis caros. Elas podem ser abertas com baixos valores de investimento, o que é benéfico para as empresas de franquia, que podem expandir seus negócios.

Atualmente, em um mundo pós pandemia com muitas empresas mudando seus escritórios para modelos de trabalho em casa permanentemente, podemos ver uma mudança no que torna um bom local para um restaurante.

Maior eficiência

As ghost kitchens funcionam com mais eficiência do que os restaurantes tradicionais. Por razões óbvias, o tempo de ocupação das mesas bem como atendimento, tornam a eficiência das vendas lentas. Nas ghost kitchens, como o único foco é preparar e entregar alimentos de alta qualidade, todo o processo fica mais rápido e fácil.

Várias marcas sob o mesmo teto

Dark kitchens oferecem flexibilidade aos restaurantes. Diferentes restaurantes de entrega podem operar na mesma cozinha. Outra ideia é o mesmo restaurante construir várias marcas sob o mesmo teto. Por exemplo, um dono de restaurante que oferece cozinha japonesa pode decidir oferecer também cozinha italiana.

Grande demanda on line

O modelo de ghost kitchen pode vender por meio de tantos serviços de entrega terceirizados quanto desejarem, bem como por meio de seu site.

Ter ou não ter ghost kitchens?

Em suma, existem ghost kitchens para satisfazer a demanda cada vez maior do consumidor por pedidos online.

Em um mundo pós-COVID-19, restaurantes de todos os tipos terão que se olhar muito no espelho para decidir qual é o próximo capítulo.

Entendemos que a pandemia trouxe mudanças no comportamento do consumidor. E essa mudança pode beneficiar aqueles que não demoram para tomar as medidas certas.

Seja proativo e avalie se o modelo de ghost kitchen, cloud kitchen ou dark kitchen (todos sinônimos) é aplicável para a vitalidade do seu negócio.

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