Planejamento

Por que realizar testes de embalagem e design com o público?

testes de embalagem
Scuadra
Escrito por Scuadra

A embalagem é um forte atrativo para as compras de impulso, pois representa o primeiro contato físico do consumidor com a mercadoria. Por isso, realizar testes de embalagem antes de lançar um novo produto é um importante processo para validar a aceitação do público-alvo.

Além de ter design bem elaborado, o pacote deve ser feito com material resistente, de fácil manuseio e adequado para transporte. Essas características agregam valor ao produto e ajudam a impulsionar as vendas.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como são feitos os testes de embalagem. Confira!

Saiba a importância dos testes de embalagem

Realizar esse procedimento é uma etapa fundamental para garantir que a embalagem preserve a integridade física do conteúdo e consiga atrair a atenção do consumidor. A seguir, explicamos por que o teste de embalagem é importante para a empresa.

Permite avaliar a aceitação do público-alvo

Conforme explicamos, o processo pode ajudar a identificar a aceitação do consumidor em relação à embalagem antes mesmo de ir às prateleiras.

A empresa pode desenvolver dois protótipos e fazer um teste A/B com um focus group. Os resultados da pesquisa vão indicar não apenas a preferência do consumidor, como também pode trazer insights sobre o que melhorar.

Reduz o risco de prejuízo

Lançar um produto com embalagem não testada no mercado pode ser muito arriscado porque, além da má aceitação do cliente, o material da embalagem pode não ser apropriado para o produto. O conteúdo pode sofrer danos ou deteriorar devido à má preservação, transporte e manuseio da embalagem.

Diante disso, a empresa terá que arcar com os prejuízos, como a perda de mercadorias, a má aceitação e o desenvolvimento de novas embalagens.

Confira 3 dicas para realizar testes de embalagem

Para entender as preferências do consumidor em relação ao pacote, pode-se realizar, além de testes A/B, um teste conceito.

O teste conceito é um método de pesquisa que pode ser utilizado para diversas finalidades, entre elas auxiliar no desenvolvimento de um novo produto ou embalagem. O estudo pode ser feito com o público-alvo por meio de questionários on-line ou presenciais.

Alguns procedimentos podem auxiliar no desenvolvimento dos testes e ajudam a alcançar resultados conclusivos. Confira três dicas para elaborar a pesquisa:

1. Faça uma análise da concorrência

Uma boa forma de colher insights para desenvolver o protótipo da embalagem é avaliar o que os concorrentes estão lançando no mercado. Essa prática ajuda a compreender as preferências do consumidor e auxilia no processo criativo.

2. Pesquise tendências

Pesquisar tendências de mercado é outra forma de agregar ideias inovadoras para o desenvolvimento da embalagem. A sazonalidade, por exemplo, é um aspecto que pode agregar as cores e estampas da estação ao pacote.

3. Escolha a melhor abordagem para o teste conceito

Para que o teste de embalagem seja bem-sucedido, é preciso escolher uma abordagem para conduzir a pesquisa. Confira algumas metodologias utilizadas para as pesquisas qualitativas:

Entrevistas de profundidade (in-depth)

Metodologia pela qual os participantes podem interagir e manipular o protótipo da embalagem. O condutor da pesquisa deve avaliar as reações e coletar as informações relevantes para o desenvolvimento do produto final.

Focus group

Também chamado de “grupos de foco”, em português, a metodologia consiste em reunir os participantes e dividi-los em grupos de até 12 pessoas para um debate em torno do assunto.

Técnicas projetivas

Essa abordagem levanta questionamentos indiretos aos participantes, de modo a obter insights reais sobre as motivações do consumidor para adquirir um produto. Essa prática é mais utilizada para ocasiões em que o participante tende a omitir os seus verdadeiros desejos — como, por exemplo, comprar um produto para obter mais status.

Vale ressaltar que a moderação da pesquisa, bem como a coleta de dados e a interpretação dos resultados obtidos, deve ser feita por um profissional da área. 

Fazer testes de embalagem é uma etapa fundamental do lançamento de um novo produto. Além de validar se o design atende às expectativas do cliente, o processo também pode identificar outros aspectos, como conservação da mercadoria, praticidade, resistência da embalagem para transporte, entre outras questões.

Quer diferenciar o seu produto dos concorrentes? Conheça as nossas soluções para embalagens! Acesse nosso site

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This