Soluções criativas

Quais os benefícios das embalagens funcionais?

Scuadra
Escrito por Scuadra

Você já ouviu falar em embalagens funcionais? São embalagens que não possuem o intuito exclusivo de proteção e conservação de um item/produto, mas têm objetivos ainda mais específicos, que ajudam no transporte, no consumo, na interação e contribuem até mesmo na escolha de compra do consumidor.

Ao criar embalagens funcionais, a empresa não está apenas oferecendo um diferencial ao público, mas agregando valor aos seus produtos e criando uma imagem cada vez mais difícil de ser esquecida pelo consumidor.

Por meio delas, é possível aumentar a interação, a experiência e a impressão que o público cria em relação à marca. A escolha de uma embalagem funcional ajuda não só a proteger e conservar a mercadoria, mas também a evitar desperdícios e a educar o consumidor sobre a necessidade de reaproveitamento, evitando desperdícios.

Ajuda, principalmente, a facilitar o consumo daquele produto, incentivando a fidelização do cliente, que ficará sempre inclinado a fazer novos negócios com a sua empresa.

Por que optar por embalagens funcionais?

Não existe experiência mais frustrante do que receber um produto há muito esperado e constatar que sua embalagem é muito difícil de abrir. Ou, quem sabe, comprar uma bebida muito desejada, mas não conseguir apreciá-la de imediato porque é necessário um suporte específico para abri-la.

Já pensou comprar um eletrônico e estragá-lo no momento do desempacotamento, porque a embalagem é excessivamente dura, complicada e não possui nem um manual de instruções?

Essas são experiências ruins e traumáticas. Não é exagero afirmar que situações como essa podem proporcionar a perda de clientes, já que na próxima compra, o consumidor provavelmente irá escolher o produto do concorrente, que possui uma embalagem mais funcional.

A embalagem do produto deve gerar satisfação, não frustração. Sua escolha e planejamento devem ser executados a fim de facilitar a vida do consumidor, atendendo suas expectativas e facilitando a experiência durante a interação.

O que torna uma embalagem funcional?

Embalagens, no geral, precisam atender a dois princípios básicos: o de proteção —  para manter o produto em segurança durante todo o transporte até o seu destino — e o de conservação — para que o produto chegue em perfeito estado.

Quando acrescentamos uma funcionalidade à sua criação, ela fica mais interessante e atrativa, pois oferece mais do que o esperado. Como um medidor de café acoplado ao produto, uma régua que acompanha o adesivo de parede e ajuda a fixá-lo, ou uma chave personalizada para os parafusos da cadeira de trabalho que você acabou de comprar.

Existem embalagens que podem ser reutilizadas posteriormente, mesmo que para outras funções, como o famoso copo de requeijão da casa da vovó — esses também são tipos funcionais. Um material biodegradável, que cumprirá bem o papel de embalagem e não causará danos à natureza ou, quem sabe, poderá ser até utilizado como semente também é um exemplo de embalagem funcional.

Oferecer mais do que o senso comum e contribuir para ações de sustentabilidade e funcionalidade ao dia a dia do cliente, por meio das embalagens, é usar a funcionalidade como diferencial para seu negócio.

Embalagens funcionais têm em comum a característica de chamar a atenção dentre as demais. Elas geram maior desejo de compra, a necessidade de serem tocadas, melhor compreendidas e, consequentemente, levadas para a casa.

Quais são os exemplos de embalagens funcionais?

iPhone

A Apple, por exemplo, produziu uma embalagem extremamente atrativa para o iPhone. Ao abrir a caixa, o consumidor se depara com o aparelho “deitado” e completamente preparado para o manuseio. Como uma joia, o Smartphone fica exposto aos olhos do consumidor, gerando, instantaneamente, o desejo de tocar, retirar da caixa e manusear.

Ainda falando da embalagem do iPhone: não há a ansiedade de desembalar várias e várias camadas até chegar ao produto. Ele está ali, exposto e, ao mesmo tempo, protegido. Sua caixa será guardada para utilizações futuras, não será jogada no lixo instantaneamente, como é de praxe acontecer, na maioria das vezes.

Embalagem de manteiga, geleias, iogurtes e afins

Algumas embalagens são equipadas com pequenos acessórios para utilização durante o consumo. Uma ideia excelente que pode ser adaptada para iogurtes é a criação de tampas que se transformem, por exemplo, em colheres.

Essa atitude não só motiva a compra, como facilita a vida do usuário que precisa de praticidade ao levar o produto dentro de sua bolsa, para qualquer lugar.

Embalagem de azeites, molhos e similares

Elas representam a praticidade de levar seu azeite, ou seu molho preferido em pequenos frascos que caibam em qualquer lugar. Uma boa opção é produzir embalagens que não se assemelham aos sachês comuns (que podem estourar e derramar durante o transporte) e são mais seguras e práticas para serem levadas a qualquer lugar.

Reaproveitamento de embalagens orgânicas

Existem casos em que o aproveitamento da embalagem deixa o produto mais bonito, original e sustentável. Casca de ovos, por exemplo, já foram usadas como “caixa” para armazenar uma sobremesa — um doce que leva grande quantidade de ovos em sua composição.

Mais que uma ideia criativa, essa é uma excelente maneira de reaproveitar algo que seria jogado no lixo e, ao mesmo tempo, evitar a utilização de produtos que levam anos para se decompor no meio ambiente.

Embalagens decorativas e reutilizáveis

Embalagens que, de tão bonitas e duráveis, jamais serão descartadas após o fim do produto são ótimos exemplos de funcionalidade e respeito ao consumidor e ao meio ambiente.

Vale lembrar que é importante realizar uma pesquisa apurada sobre as necessidades de cada produto a ser embalado. Material, armazenamento e objetivos devem ser analisados com critério para oferecer o melhor sem comprometer o orçamento.

Em alguns casos, a substituição de embalagens convencionais por embalagens funcionais promove a redução de custos. Vale a pena contar com empresas especializadas para levantar as melhores possibilidades.

Esperamos que você tenha apreciado esse texto e compreendido melhor a importância das embalagens funcionais, bem como a função que elas exercem ao contribuir para a evolução e sucesso de suas vendas. Assine nossa newsletter para receber novidades e mais informações sobre esse e outros assuntos. Até o próximo texto!

Para saber mais, Clique aqui

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This