Soluções criativas

Realidade aumentada aplicada em embalagens: como funciona?

realidade aumentada
Scuadra
Escrito por Scuadra

Uma estratégia que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado é o uso da realidade aumentada em embalagens. O recurso é uma excelente alternativa para a diferenciação, uma prática essencial entre profissionais de marketing para gerar vantagem competitiva em seus negócios e potencializar as vendas.

Tais recursos tornam-se cada vez mais relevantes no cenário atual de crise provocado pela estagnação do mercado, pois cada vez mais pessoas estão buscando estratégias para diferenciar seus produtos. Por isso, a seguir, vamos mostrar como a estratégia da realidade aumentada funciona e como ela pode ser utilizada para proporcionar um aumento significativo nas suas vendas. Confira!

O que é a realidade aumentada?

Realidade aumentada é uma tecnologia criada para gerar interação entre os mundos real e virtual. Parece ficção científica, mas sua aplicação é muito simples. Por meio de um computador com webcam, tablet ou smartphone, o usuário aponta a câmera para um cenário real que, na tela do dispositivo, é combinado com elementos virtuais.

Ou seja, o usuário pode interagir em tempo real com uma combinação entre elementos virtuais e o ambiente real, em uma imagem 3D.

Como ela pode ser aplicada às embalagens?

Quando aplicada às embalagens, essa tecnologia transforma a experiência do usuário de forma interativa. Nesse ponto, a criatividade não tem limites e capturar a embalagem na tela do celular abre a possibilidade de acrescentar qualquer elemento virtual à imagem.

Um exemplo muito bem sucedido disso foi uma ação produzida pela empresa alimentícia Heinz, que usou essa técnica em suas embalagens de ketchup. Por meio de aplicativo móvel, o cliente capturava a imagem da embalagem de ketchup que, na tela do celular, se transformava em um livro virtual de receitas com o condimento.

Por que usar realidade aumentada em embalagens?

A primeira grande vantagem da realidade aumentada é que, com o desenvolvimento dos dispositivos móveis, essa tecnologia chegou aos tablets e smartphones. Desse modo, além de estar ao alcance das mãos, a realidade aumentada também aproxima o cliente da marca, fazendo com que ele tenha acesso a muito mais detalhes sobre o produto.

Isso muda a experiência que o consumidor pode ter com o produto antes mesmo de comprá-lo por meio de uma solução criativa e financeiramente rentável. Assim, tal recurso trata-se de uma inovação, uma forma de sair do senso comum e apresentar algo novo para diferenciar seu produto no mercado.

Essa é uma estratégia que gera mais vendas e melhora a imagem de marca, levando à conquista de novos clientes e aumentando os índices de retenção. E o impacto não é só nas vendas. A realidade aumentada também é uma forma de alavancar a presença da marca na internet e nos dispositivos móveis.

Ao ser usada em uma campanha de Natal pelo Shopping Iguatemi São Paulo, por exemplo, essa técnica provocou um crescimento imediato de 45% nos downloads do app da empresa.

Como se vê, não são poucos os benefícios de usar essa tecnologia em embalagens para quem quer manter o crescimento do negócio, mesmo em tempos de crise.

Curtiu nosso artigo sobre realidade aumentada? Que tal se manter antenado também em outras soluções e ideias criativas para promoção de seus produtos? Curta nossa página no Facebook!

Clique aqui e saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This