Marketing

Entenda como e por que o marketing boca a boca funciona para varejo

Scuadra
Escrito por Scuadra

Apresentar produtos e serviços inovadores tem garantido a sobrevivência de muitas empresas no mercado varejista. Porém, de nada adianta inovar se o seu público-alvo não estiver a par dos principais diferenciais e das vantagens que sua marca pode oferecer. Em um cenário como esse, o famoso marketing boca a boca pode ser essencial.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa incrível ferramenta e suas vantagens e, de quebra, aprender como usá-la da maneira correta? Acompanhe este post até o final e saiba como!

Afinal, o que é o marketing boca a boca?

Muitos falam sobre o marketing boca a boca, seus benefícios e sua indiscutível eficácia quando o assunto é vender. Mas afinal, você sabe qual é a real finalidade desse recurso?

O marketing boca a boca ocorre quando oferecemos a experimentação de um determinado produto ou serviço a alguns voluntários, para que estes possam compartilhar com determinado público a experiência que tiveram.

Qual é o diferencial apresentado por este tipo de ferramenta?

A escolha do que servirá de ponte entre um produto e o consumidor pode variar bastante, porém o marketing boca a boca quase sempre se apresenta como uma tática bastante proveitosa, sendo um dos principais elementos de uma poderosa estratégia de negócios.

Quais são os principais benefícios do marketing boca a boca?

1. Visibilidade

A visibilidade só será um diferencial competitivo se estiver alinhada à credibilidade. Não basta ter um número considerável de pessoas falando a respeito do seu produto se os comentários não estiverem de acordo com a proposta e o objetivo traçados pela sua marca.

2. Poder de influência

Ter o poder de influência no processo de compra de um consumidor pode ser a garantia do sucesso e da expansão de uma empresa, possibilitando novas tendências no mercado e mudanças de velhos hábitos na rotina de clientes.

3. Lucro

A visibilidade e a credibilidade resultam na potencialização dos lucros, sendo um dos principais fatores que possibilitam o investimento na melhoria dos produtos e em melhores canais de comunicação e vendas.

Como fazer o marketing boca a boca?

1. Selecione bem os influenciadores

Escolher corretamente as pessoas que divulgarão a sua marca é tão ou mais importante do que vê-las falando bem de seu produto ou serviço, por isso, selecione as pessoas certas para promover a sua marca, garantindo assim a credibilidade da informação passada.

2. Esteja conectado

Para garantir a visibilidade na web, esteja atento ao que seus seguidores postam sobre sua marca nas redes sociais e não se esqueça de oferecer esclarecimento e suporte nos canais de reclamação.

3. Fidelize seu cliente

Para que seus clientes se engajem na divulgação de seus produtos e serviços, presenteie os consumidores assíduos com descontos especiais e brindes exclusivos, mostrando que eles são especiais para a sua marca.

4. Ofereça conteúdo de valor

Para não perder a conexão estabelecida, é importante que a sua marca mantenha uma ligação com o cliente. Disponibilize artigos, vídeos, podcasts, entre outros formatos de conteúdo que tragam informações realmente proveitosas e de interesse ao seu consumidor.

5. Solicite avaliações

Se sua marca possui uma plataforma de vendas online, seja em seu próprio e-commerce ou marketplace, solicite avaliações aos consumidores, seja sobre uma embalagem diferenciada ou até mesmo sobre a agilidade na entrega. Com um mercado consumidor cada vez mais exigente, o seu público-alvo será atraído com mais facilidade se a opinião de terceiros for positiva.

E então, gostou de saber o que é e como funciona o marketing boca a boca? Apesar de ser aparentemente simples, essa pode ser uma excelente ferramenta para o seu negócio. Compartilhe sua opinião conosco nos comentários e até a próxima!

Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This