Embalagens diferenciadas e personalizadas | Scuadra
  • Branding
  • Food Service
  • Marketing
  • Planejamento
  • Soluções criativas
  • Ebooks
  • Site
Marketing

KPI de Trade Marketing: aprenda como definir os seus

3 anos atrás
Comentar
por Scuadra
1.694 Visualizações
Scuadra
Escrito por Scuadra

Definir KPI de trade marketing é uma ação essencial para mensurar os resultados da estratégia. As métricas de desempenho vão indicar se as atividades realizadas pelo setor são de fato efetivas e se têm perspectiva de, à médio ou longo prazo, trazer um retorno financeiro positivo para a empresa.

Por isso, é importante escolher com precisão quais serão os KPIs utilizados para avaliar o desempenho da ação. Neste post, vamos dar dicas de como definir as métricas de trade marketing e listar os principais indicadores utilizados nesse mercado. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Entenda a importância do KPI de Trade Marketing

A sigla KPI vem do termo em inglês “Key Performance Indicator” que, em português, significa “Indicador-chave de Desempenho”. Esses dados são utilizados para avaliar a eficiência de processos internos e resultados de mercado.

A análise desses indicadores auxilia a empresa na tomada de decisões, pois ajuda a identificar quais estratégias dão retorno para a empresa. Por isso é importante que as métricas sejam gerenciadas corretamente. Uma interpretação equivocada pode trazer prejuízos para a organização, como ruptura no estoque e má distribuição na gôndola.

Saiba como definir seus KPIs

Algumas questões podem auxiliar a empresa na definição dos seus KPIs ou podem, ainda, ajudar a analisar os que já foram estabelecidos. Para isso, basta responder às seguintes perguntas:

  • quais são as metas da empresa?

  • qual é o grau de influência das métricas e a possibilidade de comparação entre períodos?

  • existe alguma ferramenta que auxilie a empresa nesse processo?

  • como as ações derivadas dos resultados serão organizadas?

Após definidos os KPIs, o setor passa por um ciclo que inclui as seguintes etapas:

  • planejamento de execução;

  • monitoramento da equipe de campo;

  • análise de dados;

  • mensuração de resultados.

Ao término da última etapa, a empresa deve reavaliar sua estratégia para entender se as ações ainda servirão como uma solução de negócios. Algumas adaptações serão necessárias para que as diretrizes estejam de acordo com a fase da operação.

Conheça os principais KPI de Trade Marketing

Existe uma série de indicadores que podem ser utilizados para avaliar o desempenho da estratégia de trade marketing. Geralmente, as empresas utilizam mais de uma métrica para avaliar suas ações com mais precisão.

Abaixo, listamos os principais KPI de trade marketing. Confira!

Sell Out

É um indicador “indireto”, obtido através do desempenho do cliente varejista. Para mensurar esse indicador, a empresa deve levar em consideração a dinâmica de compra do produto por parte do consumidor.

Turnover

É o resultado do trabalho realizado por promotores no ponto de venda. Mensurar o turnover da equipe pode revelar possíveis erros em treinamentos ou a necessidade de contratação de mais mão de obra.

Share de gôndola

É um dos principais KPI de trade marketing. Esse indicador auxilia a empresa a dimensionar o trabalho dos promotores frente à exposição adequada dos produtos. Em outras palavras, refere-se à presença da marca no ponto de venda.

Ruptura

É uma das principais preocupações dos gestores de trade marketing, pois exige mais do que a análise dos dados internos da empresa. Identificar a ruptura da categoria ajuda a empresa a abastecer os estoques, de modo a evitar a ausência de determinado produto nas prateleiras do ponto de venda.

O KPI de trade marketing é uma ferramenta importante para a empresa identificar a eficiência de suas estratégias e otimizar resultados. Por isso é fundamental que a empresa analise com cuidado as métricas no intuito de que elas possam auxiliar na tomada de decisões.

E aí, gostou do nosso artigo? Então assine nossa newsletter e acompanhe todos os nossos posts!

Quer saber mais sobre a Scuadra? Acesse nosso site

A Nova Cara do Delivery
estrategia de marketingQual a importância do planejamento para uma estratégia de marketing eficaz
Kits promocionais: 5 benefícios de utilizá-los no seu negócio

Você também deve gostar de

dark kitchen
Marketing

Dark Kitchen é a nova tendência no setor de food...

brand persona
Marketing

Estratégias de marketing: como fazer uma Brand Persona?

Marketing

Scuadra In Box® – A melhor solução de embalagem...

inovação em marketing
Marketing

Tendências do mercado: inovação em marketing

marketing invisível
Marketing

Marketing oculto ou invisível: como funciona?

reduzir custos de embalagem
Marketing

8 Maneiras infalíveis para reduzir custos de embalagem

datas comemorativas para promover restaurantes
Marketing

51 datas comemorativas para promover restaurantes

marketing
Marketing

4 tendências de publicidade e marketing para os...

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Ver todos os posts

Deixar comentário. X




O rei das embalagens chiques

Conheça Luiz Silveira, CEO da Scuadra Embalagens Diferenciadas, que começou a empreender em um lixão e se tornou o principal fornecedor de embalagens de delivery para os restaurantes de alta gastronomia de São Paulo.



Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.


Categorias

  • Branding
  • Ebooks
  • Food Service
  • Marketing
  • Planejamento
  • Soluções criativas

Influência e percepção das embalagens

  • embalagem diferente para restaurantes e fast foods
    Embalagem diferente para restaurantes e fast foods
  • Embalagem personalizada no delivery: a entrega vai além do produto
  • marketing para restaurantes instagram
    7 dicas infalíveis de marketing para restaurantes no Instagram
  • tendências em embalagens
    7 tendências em embalagens para prestar atenção
  • embalagem promocional
    Crie a embalagem promocional certa para o seu produto
  • Como as embalagens ajudam na redução do desperdício de alimentos?
  • erros mais comuns nas embalagens
    Conheça os 6 erros mais comuns nas embalagens
  • embalagem diferenciada premium
    Crescimento no consumo de produtos “premium” cria maior demanda para embalagem diferenciada “premium”
  • design de embalagem
    Como um bom design de embalagem pode fidelizar clientes?
  • embalagem para promoção
    A embalagem promocional no lançamento de novo produto
  • embalagens
    Entenda como as embalagens personalizadas podem reter clientes
  • embalagem promocional
    Embalagem diferenciada e promocional: como elas incrementam suas vendas
  • design de produto
    Design de produto: como chamar a atenção com a embalagem?
  • A influência da embalagem na percepção de sabores
  • Quais os benefícios das embalagens funcionais?

Artigos recentes

  • E-book – 15 super ideias para o seu...
  • O que é neuromarketing e como ele tem sido usado nas...
  • definir produtos para clubes de assinatura
    Hora de pensar dentro da caixa: Onde ir antes de...
  • estrategia de marketing
    Qual a importância do planejamento para uma...

Sobre o blog da Scuadra

Blog da Scuadra: dicas e soluções criativas e diferenciadas para o seu departamento de marketing. Confira!

Siga-nos

Veja também

  • Autoatendimento em restaurantes: melhore a...
  • 4 deliciosas dicas para arrasar na embalagem para...
  • Alimentos congelados: veja 5 cuidados com as...
  • Embalagem personalizada no delivery: a entrega vai...

Scuadra · 2021 © Todos os direitos reservados.

  • Branding
  • Food Service
  • Marketing
  • Planejamento
  • Soluções criativas
  • Ebooks
  • Site

Pin It on Pinterest

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • Evernote
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Print Friendly