O que você, que atua no ramo de food service, pensa quando ouve a expressão segurança do cliente? E se adicionarmos a essa equação o Coronavírus? Agora, imagine a seguinte situação: no auge da pandemia, os alimentos do seu restaurante são entregues mal embalados. A confiança no seu negócio vai despencar.
As empresas desse ramo, que já sofreram impactos com a necessidade de limitar o atendimento no próprio ambiente, não podem cometer esse tipo de erro se quiserem sobreviver no mercado pós COVID-19. Todos estão cautelosos e precisam confiar que a adoção das melhores práticas está ocorrendo, para sentirem-se protegidos ao consumir nesse momento.
Neste artigo lhe contamos que ações podem ser realizadas para que o consumidor se sinta mais seguro no seu restaurante ou recebendo seu produto em casa. Confira!
Estude e acompanhe os protocolos de segurança do segmento
A ANVISA, a fim de guiar com precisão as empresas do ramo de alimentos durante esta pandemia, publicou a seguintes orientações:
- Nota Técnica 47/2020 — uso de luvas e máscaras em estabelecimentos da área de alimentos no contexto do enfrentamento ao COVID-19;
- Nota Técnica 48/2020 — documento orientativo para produção segura de alimentos durante a pandemia de COVID-19;
- Nota Técnica 49/2020 — orientações para os serviços de alimentação com atendimento direto ao cliente durante a pandemia de COVID-19.
Proprietários, gestores e funcionários de bares e restaurantes precisam conhecer tais publicações, para adotar corretamente as medidas de higiene, garantindo que a empresa foque na segurança do cliente e dos colaboradores.
Adote e garanta o cumprimento total e absoluto das medidas de higiene
O momento pede seriedade e disciplina na execução dos procedimentos de higiene para o enfrentamento do Coronavírus. Deixar de adotar essas medidas pode resultar em contaminação de funcionários e consumidores, além de prejuízos, tanto financeiros como para a imagem do negócio.
Orientações para a equipe
- lavar as mãos com frequência utilizando sabão antisséptico;
- usar máscaras, óculos e luvas corretamente, fazendo a troca periodicamente e limpando-os adequadamente;
- não compartilhar EPIs;
- somente manipular louças devolvidas e restos de alimentos usando luvas;
- não tocar o rosto;
- distribuir os trabalhadores em turnos;
- afastar funcionários com suspeita de infecção e sintomas.
Orientações de higiene para o preparo
- desinfetar o local de preparo, os equipamentos, utensílios, móveis e gêneros alimentícios antes do uso com saneantes apropriados.
Orientações para o atendimento ao cliente
- higienizar áreas de contato como mesas e cadeiras a cada utilização;
- manter o local ventilado e os filtros do ar-condicionado limpos;
- disponibilizar dispensers de álcool gel na entrada e em locais de fácil acesso;
- diminuir a capacidade de atendimento conforme a orientação das autoridades locais;
- criar e incentivar um sistema de reservar, para evitar aglomerações;
- aumentar a distância entre as mesas para 2 metros uma da outra e das cadeiras para 1 metro.
Estenda essas garantias ao atendimento em sistema de delivery
O sistema de delivery é uma solução para manter a empresa em caso de medidas mais restritivas. Ao optar por esse sistema todas as práticas orientadas para os colaboradores e para o preparo dos alimentos são as mesmas utilizadas no atendimento presencial. Contudo, cabem algumas medidas específicas no atendimento ao cliente.
- oferecer opções de pagamento que não envolvam dinheiro;
- enviar o troco já separado e embalado, quando for necessário o uso de dinheiro;
- desinfetar a bag na qual as refeições são transportadas no início e final de cada turno de entrega;
- higienizar o veículo;
- os entregadores devem limpar as mãos, com álcool gel, antes de pegar as embalagens e ao entregá-las;
- manter distanciamento do cliente na entrega.
Treine sua equipe sobre as medidas para a segurança do cliente
A equipe de cozinha e atendimento, seja ele no local ou delivery, é a grande responsável por manter a segurança do cliente. Para isso treiná-los adequadamente, a fim de evitar comportamentos arriscados e manter a disciplina na adoção das medidas é indispensável
As informações sobre as boas práticas devem chegar aos colaboradores com clareza e serem reforçadas periodicamente. Já novos funcionários precisam ser orientados antes de iniciar o serviço.
Divulgue suas ações e gere confiança no seu público
Seja quando o atendimento ocorre no local ou por meio de sistemas de entrega, o consumidor está atento à adoção das ações que visam combater a propagação do vírus e agora escolhem os fornecedores com base nesse critério.
Não basta adotar medidas a fim de garantir a segurança do cliente, é preciso divulgá-las para que o público tome conhecimento delas. Como restaurantes e bares são negócios locais, as redes sociais são o meio de comunicação que os aproxima de seus frequentadores.
Utilizar essas ferramentas no marketing, mostrando o que está sendo feito é a forma mais eficaz de aumentar as vendas.
Aposte em embalagens de segurança
Escolher uma embalagem adequada não se refere apenas à qual tipo melhor manterá o sabor e a temperatura do produto, até ele chegar na casa do cliente, ou sobre qual é mais bonita. Com a COVID-19 o quesito proteção se tornou uma prioridade.
Optar por embalagens de segurança deve ser uma preocupação, pois 49% dos consumidores se sentem seguros com essa medida. Os alimentos devem chegar intactos. Para isso um lacre seguro, além de ser fácil higienizar sem que sua integridade seja comprometida ao passar por esse processo, é um grande diferencial.
Apesar de ter trazido dificuldades ao setor de food service, a pandemia do Coronavírus também é uma oportunidade, para empreendedores criativos e atentos as soluções inovadoras, de ampliar os canais de vendas. Mas isso só é possível se a segurança do cliente estiver garantida.
Começando por conhecer e seguir as boas práticas de prevenção no preparo e no atendimento, presencial ou por delivery, até investir no treinamento da equipe e em embalagens seguras. Adotar ações que protejam e passem essa imagem para os consumidores, divulgando tais medidas, garantirá o futuro do restaurante.
Percebeu a importância de fazer seu cliente se sentir seguro durante a pandemia? O que acha de receber mais dicas para esse momento? Este artigo sobre como se destacar na reabertura ajudará você a compreender melhor o tema.