Em um cenário onde o delivery de comida vem se consolidando, é importante tomar decisões inteligentes quando o assunto é embalagens de alimentos para restaurantes.
As embalagens de alimentos para restaurantes não são apenas uma questão de praticidade. São também uma questão de marketing, de identidade visual do seu negócio, e acima de tudo, uma questão de segurança.
Para restaurantes, isso significa que a embalagem certa para delivery é absolutamente essencial para obter e manter clientes.
A parte complicada é que há vários fatores a serem considerados ao escolher a embalagem dos alimentos do seu restaurante. Trataremos disto neste post com o intuito de ajudar você a tomar decisões inteligentes na escolha da embalagem para delivery.
Vantagens que não podem ser ignoradas
As embalagens de alimentos para restaurantes oferecem muitos benefícios. Para obter esses benefícios, é preciso reservar um tempo para definir a embalagem certa para o seu negócio.
É importante considerar diversos fatores, que quando bem planejados e adequados à necessidade do seu estabelecimento, só trarão vantagens. Siga esta check-list.
- √ Proteção contra contaminação cruzada;
- √ Torna a comida mais atraente;
- √ Mantém a temperatura;
- √ Incentiva o cliente a comprar mais vezes;
- √ Agrega valor ao produto;
- √ Reforça a identidade da marca;
- √ Demonstra os valores do seu negócio;
Note que a embalagem pode fazer muito e essas vantagens não podem ser ignoradas. Utilize-as a favor do seu restaurante e a escolha da embalagem será um sucesso.
Fatores que devem ser considerados
Matéria-prima inteligente
Um passo importante será determinar a partir de qual material será a sua embalagem. Escolher os materiais inteligentes é o primeiro passo para chegar à embalagem certa para comida de restaurante.
Entre as opções disponíveis no mercado, tempos:
- Isopor;
- Plástico;
- Alumínio;
- Papel;
- Papelão.
Alternativas de embalagens sustentáveis, como as de papel são muito melhores para o meio ambiente. Apesar de muito comuns, as embalagens de isopor, plástico e alumínio estão caindo em desuso. Por razões óbvias, as marcas de hoje não querem atrelar sua marca a algo prejudicial ao meio ambiente.
Outro ponto importante é que em muitas cidades, a utilização de embalagens plásticas descartáveis estão proibidas, como é o caso da cidade de São Paulo.
Graças à tecnologia, é possível encontrar embalagens de papel seguras, que permitem selagem e zero vazamento de conteúdo, mesmo líquidos.
Segurança
Desenvolver a embalagem de alimentos para restaurantes certa também significa levar em consideração a segurança e higiene alimentar. E com a ameaça do COVID-19 ainda pairando sobre os restaurantes, embalagem segura é mais importante do que nunca.
A ansiedade do consumidor em relação à segurança alimentar é grande. Portanto, é imperativo que a embalagem para delivery seja segura e reflita a preocupação com este quesito.
Uma boa solução é a embalagem selada, que protege 100% do conteúdo contra fatores externos. Além disso, evita os indesejáveis vazamentos, garantindo que a refeição chegue ao cliente de forma íntegra e com boa apresentação.
Tendências em embalagens
Decidir de forma inteligente qual a melhor embalagem de alimentos para restaurantes também envolve considerar as tendências em embalagens. Estar antenado com as inovações em embalagens certamente vai contribuir com a identidade visual da marca e otimizar a apresentação da sua comida no delivery.
Aqui estão quatro das tendências mais importantes a serem consideradas ao criar ou redesenhar as embalagens.
1 – Embalagem sustentável
Os clientes querem que os restaurantes adotem práticas de embalagens sustentáveis. Por esta razão, enfatizamos acima, a necessidade de optar por materiais eco-friendly.
Isso significa que plásticos descartáveis e tudo o que não pode ser reciclado não atende às expectativas dos consumidores. Em vez disso, embalagens biodegradáveis, ecológicas estão na moda. Muitos restaurantes já estão seguindo o exemplo, com o McDonald’s e a Starbucks testando materiais mais verdes que são recicláveis e compostáveis.
2. Embalagem minimalista
O minimalismo é uma tendência que vêm mudando o estilo de vida de muitas pessoas. Basta assistir documentários como “Minimalismo Já” ou “Minimalism: A Documentary About Important Things“, ambos disponíveis no Netflix.
A tendência do minimalismo está presente em todos os lugares: sites limpos e simples, capas de livros com menos bagunça e, sim, você adivinhou, embalagens que estão livres de materiais desnecessários e designs bagunçados.
O Burger King foi uma das primeiras grandes marcas de restaurantes a abraçar essa estética simplificada. No fim de 2020, o Burger King reformulou sua embalagem para viagem com designs mais modernos e minimalistas.
O McDonald’s fez o mesmo e no começo deste ano também inovou nas embalagens de delivery com design minimalista. E outras marcas seguiram o exemplo rapidamente, afastando-se de designs desordenados com várias cores e fontes.
3. Embalagens personalizadas
Para ficar à frente da concorrência, muitas marcas estão personalizando suas embalagens. E aqui estamos nos referindo à sua identidade visual na embalagem bem como “endereçar, personalizar” com uma nota especial para cada cliente.
A personalização também fornece “um toque agradável” que garante que o seu restaurante permaneça na cabeça dos clientes. Você não se sentiria especial se recebesse uma nota pessoal toda vez que pedisse comida?
O aumento dessa tendência não é surpreendente. A personalização ajuda a equipe do restaurante a aprender os nomes dos clientes regulares, criando conexões mais fortes e emocionais.
Além disso, se a embalagem personalizada for compartilhada nas redes sociais, também oferece aos restaurantes marketing boca a boca gratuito.
Em época de distanciamento social, com a maioria das pessoas fazendo pedidos por meio de aplicativos, as marcas têm menos oportunidades de se comunicar com seus clientes. A embalagem personalizada oferece uma das poucas oportunidades de falar diretamente com os clientes e mostrar a eles o quanto são apreciados.
4. Embalagens convenientes
A necessidade de conveniência tem um grande impacto no delivery de comida. Os clientes estão comprando a conveniência de pedir e comer em qualquer lugar, sem ter que cozinhar ou lavar pratos.
Isso significa que as embalagens de alimentos para restaurantes precisam ser projetadas com a conveniência em mente. Deve ser leve, fácil de transportar, que resista à fornos tradicionais, micro-ondas e freezers.
Marketing
Para o marketing do seu restaurante, a embalagem para delivery é uma das melhores ferramentas para começar. Isso é especialmente verdadeiro agora que os consumidores estão cada vez mais fazendo pedidos por meio de aplicativos de terceiros, em vez de diretamente de restaurantes.
Ao incluir sua marca na embalagem para viagem, o cliente vai associar a comida que está comendo ao seu restaurante específico e não, ao aplicativo de entrega de comida.
É através da embalagem que o cliente tem a primeira impressão quando recebe o pedido. É também por meio da embalagem que o restaurante pode expressar a personalidade de sua marca, criando conexão com o cliente.
A melhor decisão em embalagens de alimentos para restaurantes
Como vimos, a embalagem de delivery oferece muitos benefícios para o seu restaurante. Tomar decisões inteligentes sobre a embalagem requer definir os materiais certos, estudar as tendências de forma estratégica e priorizar a saúde e a segurança dos clientes.
O resultado deste processo, quando realizado de forma meticulosa, é sempre enriquecedor para o delivery e para o seu restaurante. Por se tratar de item indispensável no sucesso do delivery, todo cuidado é importante.
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