Notícias recentes que mostram a popularização dos pedidos de comida pelo celular e outras que tratam da guerra contra o plástico em diversos países, evidenciam o fato de que para oferecer serviço de delivery , é necessário cuidado e investimento. O setor de restaurantes precisa entender que simples adaptações na rotina do negócio não são suficientes para satisfazerem os clientes de entrega. Além de todo o planejamento na operação é preciso muito mais que embalagens descartáveis para delivery.
É natural que todos queiram uma fatia do mercado de delivery, haja vista que o cliente tende a migrar para aqueles estabelecimentos que oferecem entrega. A questão é que muitas redes de fast food e restaurantes querem entrar na onda de pedidos por aplicativos, com investimento quase zero. Porém, com esta mentalidade, o fracasso no delivery será certo, arruinando a percepção da marca e a insatisfação do cliente.
Você já pensou o que o delivery significa para o seu negócio? Já considerou quais pontos precisam ser incrementados para suprir a demanda do delivery? Serão necessários simples ajustes ou a implantação de todo um processo para fazer a entrega funcionar? Leia nosso artigo e esteja pronto para satisfazer os clientes mesmo à distância.
Satisfação à distância
“Quem exige qualidade, não espera isso do delivery” – disse o professor de negócios da gastronomia da Anhembi Morumbi Mário Oliveira, à entrevista dada para a Folha de São Paulo, em 2016. O fato é que de lá para cá, o cenário do delivery vem mudando drasticamente. Assim, hoje, a satisfação à distância é elemento chave para a sobrevivência do serviço de delivery.
O prazer em saborear uma comida é influenciado por diversos fatores além do próprio sabor. Um ambiente agradável, projetado para valorizar o momento da refeição é um grande aliado para otimizar qualquer experiência gastronômica. O mesmo vale para utensílios de mesa, toalhas e até a temática do lugar são itens que conquistam e fidelizam os clientes. Porém os clientes de delivery não contam com esse conjunto de elementos que enriquecem o prazer “à mesa” e tornam o contato com o seu restaurante mais prazeroso.
Daí a necessidade de planejar e investir em algo que garanta a satisfação do cliente mesmo à distância. É fato que outros elementos entram em cena para otimizar a experiência do cliente de entrega. É fato também, que a ausência deles podem arruinar a sua marca e reputação do seu negócio. Mas, satisfazer o cliente à distância da mesma forma que o cliente de salão é determinante na consolidação do seu serviço de delivery.
Para garantir a satisfação à distância, além da conveniência e agilidade, é preciso entregar a comida impecavelmente bem apresentada. Além da equipe bem treinada, a embalagem é fator essencial e determinante na qualidade do seu delivery.
Embalagem para delivery
Tendência mundial e muito noticiada em revistas e jornais, as embalagens plásticas estão perdendo espaço em prol do meio ambiente. A cada ano a sustentabilidade vem ganhando força e muitos países vem abolindo o uso de embalagens plásticas.
Desta forma, a embalagem para o delivery deve ser muito bem elaborada. Um erro recorrente em redes de fast food é a ideia de que as mesmas embalagens utilizadas para servir em praça de alimentação de shoppings e lojas da cidade são suficientes para atender o público de delivery. Nem mesmo embalagens plásticas ou de isopor atendem à expectativa do consumidor atual.
Os descartáveis utilizados para consumo da comida no próprio local não são específicas para o delivery. Este tipo de embalagem não é resistente para o transporte do alimento. A ausência adequada de fechamento e proteção do produto não permitem que o alimento chegue intacto e com boa apresentação ao cliente. Uma única entrega realizada nestas condições será suficiente para perder o cliente.
Então, não sacrifique qualidade por preço ou mera conveniência do seu negócio. Quem procura conveniência é o seu cliente, mas sem abrir do estilo e de usufruir uma ótima experiência.
Investimento que vale a pena
Os clientes estão cada vez mais aderindo aos serviços de delivery, Com isto, redes de restaurantes e fast food precisam se adequar a esta realidade. Se o seu restaurante não oferecer o delivery, o cliente vai procurar a concorrência que satisfaça a sua conveniência.
É fundamental investir no delivery para viabilizar a entrega da sua comida da melhor maneira possível ao cliente. Então, nada de negligenciar na embalagem que vai acondicionar o seu produto. De fato, é um investimento que vale a pena. A embalagem para delivery é elemento chave para o sucesso desse tipo de serviço. A embalagem usada para servir no salão ou praça de alimentação de shoppings não pode ser a mesma que atenderá a entrega.
A necessidade de uma embalagem resistente, que não vaza e mantenha todos os elementos do prato bem apresentados é real. De comida japonesa até pratos com molhos, tudo deve chegar intacto ao destino. Considere utilizar embalagens que otimizem a experiência. A ideia é tornar agradável o ato de consumir o prato mesmo fora do seu estabelecimento.
Outra fator importante para investir em embalagens próprias para delivery é o potencial de marketing oferecido. As embalagens são importantes para a identidade visual da sua marca e. Elas também enriquecem a percepção do seu produto junto ao cliente.
Portanto, se a ideia é utilizar na entrega a mesma embalagem utilizada no salão, aborte imediatamente a implantação do delivery. Isso preservará a imagem da sua marca. Por outro lado, se o seu food service não atender clientes de delivery, é bem possível que você perca clientes para outros estabelecimentos concorrentes.
Delivery com inovação
Inovações tecnológicas e de comportamento indicam que o delivery de alimentos veio para ficar. Os inúmeros aplicativos para pedidos de comida conquistaram não só a geração milênio, mas todos que apreciam conveniência. Mas, para entregar aquilo que o cliente espera, também é necessário inovar, principalmente nas embalagens.
Se o seu food service quer inovar nas embalagens do delivery, a Scuadra seguramente tem a melhor solução. Qualquer que seja o tipo de cozinha, seus pratos chegarão com ótima apresentação e qualidade ao cliente. Com vasto conhecimento do setor, a Scuadra vêm reinventando o modo como os pratos de delivery são embalados.
Tendo como foco a melhor experiência para o cliente de delivery, nossas embalagens valorizam o prato, permitindo ao cliente aquela sensação primária de “comer com os olhos”. Tudo vai depender da habilidade da sua cozinha em montar a melhor apresentação da comida. Nossas embalagens tem como objetivo levar a apresentação e qualidade até o cliente de entrega, com muita conveniência e praticidade.
Entrem em contato hoje mesmo com nossa equipe especializada, sempre pronta para orientar na melhor solução para o seu produto e seu público.