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Saiba o que é o atendimento multicanal e como ele funciona

1 mês atrás
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por Scuadra
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atendimento multicanal
Escrito por Scuadra

Com a transformação digital, estar ao alcance do cliente se tornou fundamental. Mesmo restaurantes precisam oferecer um atendimento multicanal para reservas ou delivery se quiserem garantir a preferência do público e aumentar sua base de consumidores.

Mas não se preocupe que este artigo vai lhe dar uma boa noção do que precisa ser feito. Confira!

Qual é a importância de otimizar as estratégias de atendimento?

A experiência do cliente está no centro das estratégias de atendimento mais efetivas, já que isso vai ao encontro ao que eles buscam como diferencial para a tomada de decisão de consumo. Uma das maneiras de otimizar esse processo é facilitando o contato com seu negócio.

Mais do que fidelizar os consumidores, isso permitirá atrair um novo perfil. Para tanto, o multicanal — ao apresentar diversas opções de meios de comunicação — é uma oportunidade de se tornar mais conhecido e acessível.

O que é um atendimento multicanal e quais ferramentas podem ser usadas para oferecê-lo?

Multicanal trata-se de uma estratégia de comunicação, em que a empresa disponibiliza diversos canais de atendimento para o cliente escolher na hora de entrar em contato. As ferramentas para isso são:

  • chat online;
  • e-mail;
  • telefone;
  • redes sociais;
  • e-commerce;
  • aplicativos de delivery;
  • mensagens instantâneas.

Quais são os benefícios de utilizar as estratégias de atendimento multicanal?

O multicanal é um exemplo de ação que oferece benefícios tanto para cliente quanto para o negócio, de tal forma que ele se torna um investimento certeiro na melhoria da relação entre consumidor e marca. As suas principais vantagens são:

  • comodidade para o cliente, que pode escolher o melhor canal de acordo com as preferências e necessidades dele;
  • ampliação da presença digital através dos meios de contato que também servem para o marketing, como redes sociais;
  • desenvolvimento de uma imagem de transparência que gera uma sensação de credibilidade no público;
  • aumento das taxas de atração, conversão e fidelização;
  • facilidade para oferecer promoções e receber feedbacks, melhorando o relacionamento com os consumidores.

Como implementar o atendimento multicanal?

Montar uma estratégia de atendimento multicanal em seu negócio depende de uma série de ações que vão do planejamento ao acompanhamento. Veja as principais a seguir!

Defina seus objetivos

A partir de seu público alvo e do perfil do seu negócio, é possível estabelecer quais são os objetivos para essa implementação — aumento da base de clientes, vender mais no delivery etc. Com isso, as definições necessárias para o melhor direcionamento das ações passam a ter um norte.

Estruture

De nada adianta disponibilizar o atendimento em vários canais se o seu restaurante não pode dar conta da demanda. Quer seja na hora de responder ao cliente, quer seja para preparar os pedidos, é preciso manter o fluxo constante, dando vazão ao que é solicitado para assegurar o sucesso da estratégia.

Ou seja, antes de qualquer coisa, garanta que seu negócio conta com uma equipe, insumos — alimentos, embalagens etc. — e espaço suficientes para responder ao aumento de interações e de consumo associados ao multicanal.

Tenha uma ferramenta para centralização do atendimento

Uma maneira de facilitar o atendimento em diversos canais é a adoção de soluções de omnichannel, que unificam essas vias de contato em um único software. Essas ferramentas ainda podem ser integradas com outras que organizam os pedidos, automatizando boa parte dos processos.

Ofereça autoatendimento

Chatbots e URAs estão cada vez mais populares, uma vez que reduzem os custos, realizando as interações com público de forma ágil e rápida. Essas opções de autoatendimento estão se tornando mais comuns e muitos clientes até preferem tratar com sistemas do que com pessoas.

Mantenha-se atualizado

Acompanhar as novas tendências e conhecer as últimas tecnologias de marketing ou atendimento ajuda você a se antecipar em um mercado competitivo. Assim, fica fácil seu restaurante estar nos canais mais populares para ter os melhores resultados com o menor custo.

O atendimento multicanal não é uma tendência passageira, ele veio para ficar. Como forma de obter diversas vantagens, essa estratégia faz toda a diferença para os resultados de um negócio. Siga nossas dicas e coloque-as em prática no seu restaurante.

Agora, conta para a gente o que achou deste conteúdo? Deixe seu comentário!

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Sobre o autor

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